Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fichamento do texto "Funções e Papéis da Tecnologia"

Universidade de Brasília - UnB
Faculdade de Educação – FE
Especialização em Gestão Escolar
Aluna: Blenda Cavalcante de Oliveira

VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

O autor propõe uma reflexão sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola, buscando a melhoria do processo de gestão escolar, por meio de informações coletadas e processadas dentro da própria instituição. O autor analisa que tipo de dados devem ser coletados, quem serão os responsáveis e como estruturá-los por meio das novas tecnologias. A tecnologia existe para auxiliar o processo, porém, é preciso saber usá-la.

 “Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno (...)”.

“Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula”.

“Como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola”.
“Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado”.

“Entre as formas importantes de fazer esse salto de dado para informação, podemos mencionar”:
- Contextualização
- Categorização
- Cálculo
- Correção
- Condensação

“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados”.

“Para produzir conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m). Além de incorporar experiências, valores, informações contextualizadas, insights, conhecimentos pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e informações”.

“Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações derivam de dados”.

“Transformar informação em conhecimento”:
- Comparação
- Consequências
- Conexões
- Conversação

“Contudo, existe outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas”.

“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado”.

“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas ou que apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão mais dificuldade de criar um ambiente de troca”.

“A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários”.

“Além do problema da cultura organizacional existente e dos objetivos sobre a gestão das tecnologias de informação (TI) de uma escola, é importante que se tenha uma visão mais estruturada sobre os ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas nas escolas”.

“Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização”.

Considerações


Os computadores e outros equipamentos que fazem parte das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação NTICs são ferramentas, mas cabe aos gestores fazer bom uso desses instrumentos. As escolas são ambientes ricos em dados e esses dados podem auxiliar os gestores nas tomadas de decisão, mas para isso os dados precisam ser transformados em informações relevantes. É importante que os gestores saibam como utilizar NTICs que, sendo ferramentas de alto desempenho, podem facilitar o desenvolvimento de análises e informações. Essas informações podem ainda ser disseminadas por meio de meios de comunicação, discutidas por meio de emails, Wikis e fóruns, por exemplo, tornando o processo mais participativo e a comunicação mais efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário