Universidade de Brasília -
UnB
Faculdade de Educação – FE
Especialização em Gestão
Escolar
Aluna: Blenda Cavalcante de
Oliveira
VIEIRA, A. Funções e Papéis
da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
O autor propõe uma reflexão
sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola, buscando a melhoria
do processo de gestão escolar, por meio de informações coletadas e processadas
dentro da própria instituição. O autor analisa que tipo de dados devem ser
coletados, quem serão os responsáveis e como estruturá-los por meio das novas
tecnologias. A tecnologia existe para auxiliar o processo, porém, é preciso
saber usá-la.
“Sabemos dos vários benefícios que a
tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno (...)”.
“Sabemos também que esse
trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas
relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e
aplicando-os no cotidiano da sala de aula”.
“Como a tecnologia pode ser
um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola”.
“Para que dados
transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado”.
“Entre as formas importantes
de fazer esse salto de dado para informação, podemos mencionar”:
- Contextualização
- Categorização
- Cálculo
- Correção
- Condensação
“Computadores podem ser
grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No
entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar
um sentido aos dados”.
“Para produzir conhecimento
é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m). Além de incorporar
experiências, valores, informações contextualizadas, insights, conhecimentos
pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e
incorporar novas experiências e informações”.
“Enfim, conhecimentos
derivam de informações, da mesma maneira que informações derivam de dados”.
“Transformar informação em
conhecimento”:
- Comparação
- Consequências
- Conexões
- Conversação
“Contudo, existe outra
possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas organizações
escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas”.
“Então, se pretendemos ter
um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente,
temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser
acessado”.
“A criação de ambientes
informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá
considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a
cultura de colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas
ou que apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão
mais dificuldade de criar um ambiente de troca”.
“A prática de trabalho dos
professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a
criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor
planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e
funcionários”.
“Além do problema da cultura
organizacional existente e dos objetivos sobre a gestão das tecnologias de
informação (TI) de uma escola, é importante que se tenha uma visão mais
estruturada sobre os ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas
nas escolas”.
“Conforme foi analisado
anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma
clara intenção daquele que produz a informação. Quando um sistema é
implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma
pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já
existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em
dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão
da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização”.
Considerações
Os computadores e outros
equipamentos que fazem parte das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
NTICs são ferramentas, mas cabe aos gestores fazer bom uso desses instrumentos.
As escolas são ambientes ricos em dados e esses dados podem auxiliar os
gestores nas tomadas de decisão, mas para isso os dados precisam ser
transformados em informações relevantes. É importante que os gestores saibam como
utilizar NTICs que, sendo ferramentas de alto desempenho, podem facilitar o
desenvolvimento de análises e informações. Essas informações podem ainda ser
disseminadas por meio de meios de comunicação, discutidas por meio de emails,
Wikis e fóruns, por exemplo, tornando o processo mais participativo e a
comunicação mais efetiva.
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